Estudantes projetam carro 1.0 que atinge até 300 km/h

29/03/2004 - 15h31
Estudantes trabalham no protótipo do carro da Fei

Brasília, 29/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Um carro com motor de apenas 1.0 litro, projetado para quebrar recordes de velocidade e capaz de atingir até 300 km/h, está em desenvolvimento por alunos e professor do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (Fei), de São Bernardo do Campo (SP), em parceria com a empresa Dana. A maquete do projeto será apresentado no estande da empresa no Autosports Motorshow Adventure. O evento começa na 4ª feira (31) e vai até 4 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

O projeto streamline (superaerodinâmico), o segundo do gênero no país, utiliza a mais avançada tecnologia nas áreas de projeto e simulação, e com protótipos virtuais. "Estudamos exaustivamente cada componente do carro e utilizamos a simulação computadorizada para testar diversos itens, como a aerodinâmica da carroceria", comenta o professor Ricardo Bock, coordenador do curso de Engenharia Mecânica Automobilística da Fei e responsável pelo projeto que tem a participação de cinco alunos.

Além da carroceria feita em tecido de vidro com poliéster e painéis com materiais compósitos, o veículo utiliza combustível, lubrificantes e graxa para os rolamentos das rodas especialmente desenvolvidos, e os pneus são exclusivos para alta velocidade, mais estreitos e resistentes. Os primeiros testes com o protótipo começam em julho.

No Brasil, apenas um modelo de carro streamline foi produzido, em 1966. Construído por Jorge Lettry e desenhado por Anísio Campos, o veículo, denominado Carcará, alcançou a marca de 213 km/h e foi recorde nacional de velocidade na categoria. (Ascom Fei)

Ficha Técnica

Motor - 1.0 L, 16 válvulas equipado com turbo compressor.
Transmissão - 5 marchas
Freio - a disco auxiliado por sistema de pára-quedas
Altura - 80cm
Comprimento - 4,5m
Peso - 450kgf