Porto Alegre, 29/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Emater do Rio Grande do Sul divulgou levantamento dos prejuízos causados pelo ciclone extratropical, no norte do estado. As lavouras de arroz e os pomares de banana foram as culturas mais atingidas. Seguindo o relatório, em Dom Pedro de Alcântara as perdas nos 650 hectares com a fruta oscilaram de 80% a 90%.
Em Três Cachoeiras, dos 2.600 hectares de pomares com banana, os danos alcançam cerca de 10%. Em Torres, 90% dos 167 cultivados foram perdidos. A interrupção das linhas telefônicas causada pela ação dos ventos impediu que os técnicos contabilizassem os prejuízos com a fruta nos pomares de municípios como Morrinhos do Sul, onde a área ocupa 2.500 hectares. Mas há informações do registro de quebras em pomares de Terra de Areia, onde o plantio ocupa 240 hectares, e Três Forquilhas, com área de 450 hectares de pomares.
Na lavoura de arroz, os prejuízos também são significativos. Em Torres, ainda não é possível contabilizar a perda, que pode alcançar 40% da área plantada de 1.500 hectares. As cooperativas também constatam prejuízos, ainda não quantificados. O destalhamento dos silos também amplia o quadro de perdas de volumes de grãos da produção da safra passada.
A Empresa também verifica danos classificados de pouco positivos na agricultura dos municípios de Maquiné, Itati, Três Forquilhas e Osório. Em relação à banana, os técnicos lembram que, por ser cultura perene, que rebenta e desfolha, a recuperação desses pomares devastados pelo ciclone extratropical demorará 14 meses para entrar no ciclo novo da colheita.
Nos 11 municípios do Litoral Norte, onde a banana é cultivada, o perfil produtivo aponta a existência de 3.012 fruticultores. Os pomares ocupam 11.320 hectares, e a produção esperada para esta safra era de 118,1 mil toneladas.
O presidente da Emater/RS, Caio Tibério da Rocha, determinou que os técnicos do Escritório Regional de Porto Alegre levantem os prejuízos registrados em Dom Pedro de Alcântara, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul, Torres, Maquiné, Itati, Três Forquilhas e Osório. Lembra, no entanto, que os levantamentos existentes são preliminares.