Porto Alegre, 29/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O município de Torres, no litoral norte do Rio Grande do Sul, está em situação de emergência por causa do ciclone Catarina, que devastou a região no domingo, atingindo três mil residências no estado.
Segundo a Defesa Civil, vários pontos da cidade ainda estão sem luz, principalmente na área central. Dez equipes da Companhia de Energia Elétrica (CEEE) estão nas ruas para que o serviço seja normalizado no fim da tarde. Foram retomadas as operações de corte de árvores caídas e recuperação das casas. Ainda falta água potável em parte da cidade. Cerca de 10 mil usuários permanecem sem telefone. O sistema deve voltar ao normal no decorrer do dia. As aulas nas escolas municipais foram suspensas até quarta-feira (31).
Cidade gaúcha mais afetada pelo ciclone extratropical que chegou o sul do país neste final de semana, Torres vai receber auxílio do governo do Estado para se reerguer. A garantia foi dada pelo governador Germano Rigotto, depois de sobrevoar o município para ver o tamanho dos estragos. Ele já fez parceria com o prefeito José Batista da Silva Milanez para ceder material de construção, principalmente telhas, a fim de reconstruir as moradias. Batizado de Catarina, o ciclone danificou mais de 20 mil casas em Santa Catarina, o estado mais atingido.