Água abre ciclo de palestras científicas da Fapemig

29/03/2004 - 14h07

Brasília, 29/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O engenheiro civil e mestre em saneamento, meio ambiente e recursos hídricos, Alberto Simon Schvartzman, também coordenador do programa Pro-Água/Semi-árido e consultor do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), é o convidado da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) para abrir seu ciclo de palestras Minas Faz Ciência & Debate do ano.

Na 4ª feira (31), às 18h, no auditório da instituição, em Belo Horizonte, ele profere palestra abordando a água como tema central. O Minas Faz Ciência & Debate do mês de março irá abordar essas e outras questões polêmicas. Schvartzman falará sobre a situação atual do abasteciemto, ciclo hidrológico, educação ambiental, movimentos de proteção dos recursos hídricos e políticas estaduais.

A escassez de água é uma das maiores preocupações do homem neste milênio. Apesar da Terra ser composta de 75% de água em sua superfície, apenas 1% desse total é próprio para o consumo humano - o restante se concentra nos oceanos ou nas calotas polares. Fatores como o desperdício, a poluição dos mananciais e a má distribuição agravam esse quadro. Sem mencionar que, por ser imprescindível para a sobrevivência do ser humano e para a produção de alimentos, a água se tornou não só um bem natural, mas um bem político. A disputa pelo recurso já é motivo de conflitos internacionais e, nas previsões mais pessimistas, pode ser o estopim de futuras guerras.

A inscrição para a palestra é gratuita e pode ser feita pelos telefones (31) 3280.2141 e 3280.2105 ou pelo e-mail revista@fapemig.br. É necessário informar nome completo e telefone. O Minas Faz Ciência & Debate é parte do projeto da Fapemig de divulgação científica para o público leigo.