Brasília, 28/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Instituto Rio Branco divulga, nesta semana, o edital de seleção do Programa de Ação Afirmativa, que oferece bolsas de estudo a candidatos afrodescendentes que desejem se preparar para ingressar na carreira diplomática.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, uma das preocupações do Comitê Interministerial encarregado da seleção é assegurar eqüidade de gênero entre os contemplados. São oferecidas bolsas no valor de R$ 25 mil, divididos em dez parcelas mensais, para custear despesas com professores, cursos, livros e auxiliar os beneficiados na preparação para o concorrido exame de seleção aplicado pelo Instituto Rio Branco.
Para candidatar-se às bolsas, o candidato deverá ter concluído curso superior de graduação plena, reconhecido pelo MEC, ou estar freqüentando o último ano, além de ser afrodescendente. O Edital e o formulário de inscrição estarão disponíveis nos endereços eletrônicos do Instituto Rio Branco (www2.mre.gov.br/irbr/irbr.htm), do CNPq (www.cnpq.br) e do CESPE (www.cespe.unb.br).
O programa foi criado em 2002 como resultado de convênio envolvendo os ministérios da Ciência e Tecnologia, da Cultura, da Educação e do Trabalho, as fundações CNPq e Palmares e as secretarias Nacional de Direitos Humanos e Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A iniciativa também conta com o apoio da Cultura Inglesa, da Aliança Francesa e do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), da Universidade de Brasília (UnB).
Com informações do Ministério das Relações Exteriores