Ibama constata que acidente da Cataguazes em Minas não oferece risco à população

28/03/2004 - 12h53

Brasília, 28/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Um ano depois do desastre ambiental provocado em Minas, pela Indústria Cataguases Celulose, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informa que as barragens rompidas não oferecem risco à população.

De acordo com relatório divulgado pelo gerente do Ibama de Minas Gerais, Roberto Messias Franco, a empresa Cataguases Celulose deverá dar manutenção e operação dos dois reservatórios.

O relatório indica que os maiores danos ambientais foram à fauna aquática nos cursos d’água Ribeirão do Cágado, rios Pomba e Paraíba do Sul. Além disso, houve perda da qualidade de água no período. De acordo com o Ibama, conseqüências do desastre ambiental só poderão ser avaliadas, ao longo do tempo, através de pesquisas nas bacias dos dois rios.

Os técnicos do Ibama elaboraram o relatório depois de vistorias realizadas na área atingida pelo rompimento da barragem de contenção de rejeitos da Cataguases de Papel, na Zona da Mata mineira, em março do ano passado.

Com informações da Rádio Inconfidência.