Ciclone Catarina não chega ao Rio, mas tempo muda a partir de amanhã

28/03/2004 - 11h33

Rio, 28/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A frente fria que estava no sul da Bahia e se deslocou para o mar, provocando a formação de um ciclone extratropical em Santa Catarina, vai trazer mau tempo também para o Rio de Janeiro a partir de amanhã.

Segundo a meteorologista Marlene Leal, do Instituto Nacional de Meteorologia, os transtornos não vão se comparar aos que ocorreram em Santa Catarina, mas toda a região fluminense vai sofrer com pancadas de chuvas, trovoadas, ventos fortes e mar agitado. A temperatura, no entanto, deve permanecer estável.

Marlene Leal destacou que não há indicação de uma nova formação do ciclone que atingiu o litoral de Santa Catarina, com ventos de até 150 quilômetros por hora e muita chuva na madrugada deste domingo. Ela disse que o fenômeno serviu de alerta para novas pesquisas meteorológicas na América do Sul, pois nos 25 anos que tem de atividade, nunca viu formação de ciclone tão nítida no Atlântico Sul.

"Este ciclone é teoricamente um centro de baixa pressão que se desprendeu da frente fria que estava sobre o mar e migrou para Santa Catarina, uma região cujas características são suscetíveis a ventos fortes. No entanto, é um fenômeno raro no Atlântico Sul e, por isso deve ser objeto de mais estudos", afirmou.