Programa Federal deve beneficiar vítimas de incêndio em Porto Alegre, segundo Dutra

21/03/2004 - 15h40

Porto Alegre, 21/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro das Cidades, Olívio Dutra, disse que as 200 famílias atingidas pelo incêndio da Vila dos Papeleiros, em Porto Alegre, e que estão abrigadas em áreas públicas cedidas, devem ser beneficiadas em programa social com recursos da União. Segundo ele, a idéia é antecipar etapas do Programa Integrado Entrada da Cidade (Piec).

O ministro Dutra e o prefeito João Verle inauguraram obras da 3ª Perimetral, projetada para reduzir os transtornos do trânsito no município.

Segundo Verle, já foram investidos R$ 8,7 milhões na construção do Viaduto Jayme Caetano Braun, nas avenidas Carlos Gomes e Nilo Peçanha, que começou a ser construído em 2001. Os recursos são financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A conclusão da 3ª Perimetral, está prevista para 2004. A obra, com 12 quilômetros de extensão, vai ligar as regiões Norte e Sul da cidade.

Até o final desta tarde, o ministro Olívio Dutra e o prefeito João Verle vão entregar, à comunidade, o Condomínio Progresso, com 222 novas moradias. O terceiro loteamento marca o encerramento da primeira fase do Piec, que beneficiou 413 famílias de baixa renda, que viviam em moradias precárias e irregulares na entrada da cidade.

O Programa, que teve início em 2002, prevê, além dos projetos de habitação, a revitalização da região, com programas de recuperação ambiental, reestruturação viária, de geração de trabalho e renda e desenvolvimento comunitário.