Parlamento paulista discute preservação dos recursos hídricos

21/03/2004 - 12h45

São Paulo, 21/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Com o objetivo de mobilizar a sociedade para a discussão sobre a situação dos recursos hídricos no estado, será lançada, amanhã à tarde, na Assembléia Legislativa, a Frente Parlamentar pela Defesa da Água. Coordenado pelo deputado estadual, Sebastião Almeida (PT-SP), o projeto já conta com a adesão de 23 deputados, de sete partidos.

Segundo o deputado, o lançamento da frente parlamentar é o primeiro passo para a elaboração de ações que despertem a consciência crítica e as mudanças de costume da população, além de estimular a busca de alternativas para o uso racional da água. "Em São Paulo residem cerca de 22% da população brasileira, mas somente 1,65% da água doce está em território paulista. Por isso, a situação aqui é grave e precisa ser discutida", disse Sebastião Almeida.

Ele disse que a água está no centro das atenções do mundo, por isso é extremamente importante para a vida discutir o tema: "Convidamos toda a sociedade para debater o assunto, e esperamos a adesão de organizações não-governamentais, movimentos e comunidades". O deputado informou ainda que muitas atividades estão previstas para este ano.

Devem participar do lançamento representantes dos governo federal, estadual e municipal, além de entidades como a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – que tem como tema da Campanha da Fraternidade deste ano "Água, Fonte de Vida" – e o Movimento Grito das Águas.