Brasília, 17/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Universidade de Brasília será a primeira instituição federal de ensino superior a adotar o o sistema de cotas para negros. A garantia de 20% das vagas passa a valer no segundo vestibular deste ano, com o lançamento do edital às 11h de amanhã (18), no auditório da reitoria da UnB. A secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Matilde Ribeiro, participará da cerimônia.
Das 1994 vagas oferecidas, 392 serão destinadas a afro-descendentes. Apenas 4,4% dos universitários são negros e 3,2% pardos, de acordo com pesquisa realizada pelo IBGE em 2002. As cotas para negros fazem parte do Plano de Metas para Integração Social, Étnica e Racial da UnB, que já destinou 15 vagas para indígenas no início do ano.
"A curto prazo, as cotas representam uma alternativa para inclusão, porém, a longo prazo, deve-se preparar melhor as ações", Vicente Oliveira, que coordena o núcleo de estudos afro-brasileiros da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).