Brasília, 17/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O consultor encarregado de conduzir a associação entre a TAM e a Varig, Luciano Coutinho, admitiu que as operações da futura empresa gestora dos vôos compartilhados das duas companhias aéreas poderão começar no segundo semestre. A previsão inicial era de que a empresa começasse a operar em maio.
O consultor reuniu-se com os secretários de Direito Econômico, Daniel Goldberg, de Acompanhamento Econômico, José Tavares, e o relator do caso no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Thompson Andrade.
De acordo com Coutinho, os representantes dos órgãos do sistema de defesa da concorrência apresentaram uma série de preocupações relacionadas aos impactos da associação sobre o mercado da aviação nacional, principalmente sobre o sistema de formação de tarifas, oferta e freqüência de vôos. Coutinho explicou que, com base nessas considerações, será feito estudo a ser apresentado para análise do novo projeto de empresa gestora.
"Esperamos ter uma sinalização das autoridades para podermos iniciar o processo de montagem dessa empresa. Com essa sinalização, teremos 120 dias para montá-la", informou Coutinho.