Cidade de Vassouras terá o primeiro laboratório de gravimetria do Hemisfério Sul

17/03/2004 - 12h42

Brasil terá primeiro laboratório de gravimetria absoluta do Hemisfério Sul

Brasília, 17/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A cidade de Vassouras, no Rio de Janeiro, abrigará o primeiro laboratório de gravimetria de padrão absoluto do Hemisfério Sul. O gravímetro absoluto adquirido pelo Observatório Nacional (ON) permitirá que as medidas de gravidade nos diversos pontos do País tenham precisão dez vezes maior que as atuais, mensuradas por padrões relativos. O laboratório será inaugurado até o final do ano e será o 25º existente no Mundo.

Dos 560 pontos brasileiros que compõem o geóide (mapa que reflete as variações gravitacionais nos diversos pontos da Terra) apenas sete têm seu valor absoluto conhecido, graças à colaboração da Universidade de Hannover (Alemanha). O novo laboratório vai ampliar o número de pontos conhecidos e colaborar no aperfeiçoamento de várias áreas de pesquisa.

O conhecimento da gravidade absoluta será muito útil para o Programa Espacial Brasileiro, por exemplo. "A órbita dos satélites é definida pelos cientistas com base no geóide. O não conhecimento dos valores absolutos de seus pontos traz incerteza na predição das órbitas", explicou Mauro Andrade de Souza, pesquisador da Coordenação de Geofísica do Observatório.

Outra área que será diretamente beneficiada pelo laborátorio é a de pesquisas de prospecção de minerais e hidrocarbonetos. É que a densidade de cada material geológico existente no interior da Terra interfere na gravidade, de forma que, de posse dos valores absolutos, aumentarão as possibilidades de acerto sobre a existência ou não de riquezas minerais no subsolo de determinada região, antes do início das explorações.

As informações são da Ascom/MCT