Brasília - A Caixa Econômica Federal está preparada para a mudança nas datas de pagamento dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo Lori Manica Ribeiro, gerente de Segmento e Atendimento, haverá mais dinheiro nos caixas eletrônicos e nos correspondentes bancários, horário de atendimento ampliado, maior número de caixas abertos nas agências e pessoal extra deslocado para os setores de atendimento e de auto-atendimento.
A partir de abril, a legislação determina que todos os benefícios do INSS sejam pagos até o quinto dia útil do mês, e não mais até o décimo dia útil. Todas as instituições financeiras tiveram um ano para se adaptar às novas regras e evitar a formação de filas e outros prejuízos aos aposentados e pensionistas. "Formamos um grupo de trabalho há quatro meses para estudar a situação e desenvolvemos uma série de soluções para evitar o congestionamento nas agências", explica a gerente.
A maioria das agências da Caixa em todo o país abrirá, no mínimo, uma hora mais cedo nas duas primeiras semanas do mês para atender exclusivamente os beneficiários do INSS. "Algumas agências que abrem às 9h passarão a abrir às 7h", conta a gerente, que pretende observar a demanda no primeiro mês. "Fizemos um provisionamento especial para pagar até duas horas extras para cada funcionário", explica.
Além do deslocamento de funcionários nos postos de auto-atendimento e dentro das agências, haverá mais caixas para atender clientes preferenciais, como idosos, gestantes e deficientes. E a quantidade de valores nos caixas eletrônicos será dobrada. "Orientamos os beneficiários que eles também podem efetuar o saque em qualquer casa lotérica", acrescenta Lori Ribeiro.
O gerente nacional de Administração da Rede de Vendas da Caixa, Dário Castro de Araújo, destaca outra ação da instituição: a de orientar quanto à facilidade de manuseio dos recursos quando se tem uma conta na instituição. "Com uma conta da Caixa, o beneficiário do INSS pode ir sacando aos poucos, não corre o risco de sair com todo o dinheiro no bolso, pode usar o cartão eletrônico para fazer compras, além de poder sacar fora do horário de atendimento bancário", explica.
A expectativa inicial era de que o fluxo de atendimento diário nas agências dobrasse de volume com a mudança. Agora, de acordo com Dário Araújo, a Caixa Econômica calcula um aumento de 50% nos atendimentos diários. "Vamos manter esse sistema especial de atendimento por mais dois ou três meses, ou até que a situação se normalize", acrescenta.
As informações são do Ministério da Previdência Social