Brasília, 17/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Lessa, afirmou que o banco financiará investimentos de R$ 2,5 bilhões na promoção de arranjos produtivos locais. Isto significa que o BNDES financiará pequenas e médias empresas nos municípios para que ajam unidas como uma grande empresa competitiva.
"Temos dois programas para os municípios: um para modernização de administração tributária e outro para modernização local, em que atuamos reestruturando o tecido urbano dos municípios. No primeiro caso não há restrição, mas o outro está submetido a restrições de contingenciamento", explicou Lessa.
O presidente do BNDES disse que o banco estimulará o desenvolvimento local, fortalecendo as finanças de aglomeração. "Nos municípios, existem constelações de pequenas e médias empresas em um ramo, por exemplo, mobiliário ou confecções. A idéia é que, ao invés de competir entre si, estas empresas cooperem para se comportar fora da região como se fossem uma grande empresa competidora. Isto dá muita força para elas".
Lessa afirmou que o orçamento do BNDES para 2004 é de R$ 47,5 bilhões. Segundo ele, os projetos para este ano vão desde o microcrédito até o apoio a projetos de integração sul-americana.