Rio, 17/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Secretaria de Saúde do município do Rio de Janeiro está em alerta por causa do aumento dos casos de conjuntivite na cidade. Só na primeira semana de março foram notificadas 471 ocorrências. Durante todo o mês de fevereiro foram registradas 279. O secretário Ronaldo César Coelho disse "ainda não se trata de um surto da doença, mas é preciso toda a atenção.`Por isso, desde segunda-feira, todos os hospitais e postos de saúde do município são obrigados a notificar os casos para que a Vigilância Sanitária possa monitorar a situação".
A conjuntivite é uma inflamação nos olhos cujos sintomas iniciais são dor, intolerância à luz, visão turva e, em alguns casos, febre baixa. O paciente pode, ainda, apresentar dor de cabeça, mal estar geral e inflamação nos gânglios. O contágio ocorre pelo contato direto com as secreções dos olhos de quem está infectado e, também por meio de instrumentos, superfícies ou soluções contaminadas. É fundamental deixar de compartilhar toalhas e objetos de limpeza e cosméticos. Os pacientes devem evitar ambientes coletivos, além de se afastarem de locais públicos, como trabalho e escola, a fim de quebrar a cadeia de transmissão.
O período de incubação varia de cinco a 12 dias. Em caso de contaminação, recomenda-se lavar os olhos com soro fisiológico gelado.