Aquecimento do turismo reflete positivamente na economia brasileira

17/03/2004 - 11h48

Brasília, 17/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O aquecimento da atividade turística no Brasil refletiu positivamente na economia, provocando a injeção de recursos externos e gerando empregos. De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Eduardo Sanovicz, as metas estabelecidas até o final do governo são bastante ambiciosas. Para 2007, a expectativa é gerar 1,2 milhão de empregos, injetar na economia U$ 8 bilhões e promover o ingresso no país de nove milhões de turistas estrangeiros.

"Nós temos uma capacidade muito grande de crescimento e de, isoladamente, superar inclusive a soja, com o desenvolvimento e o ingresso de turistas no Brasil", disse Sanovicz, referindo-se à captação de capital externo no País.

Em 2003, houve aumento de 8,12% no ingresso de turistas estrangeiros no Brasil. Foram aproximadamente quatro milhões, contra 3,7 milhões, em 2002. O gasto médio desses turistas também aumentou. A receita gerada no ano passado foi de aproximadamente U$ 3,4 bilhões, uma variação de 8,52% em relação ao ano anterior.