Patrus Ananias faz balanço de programas

05/03/2004 - 16h54

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Com pouco mais de um mês à frente do ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias diz que o governo está dando um passo a frente nos projetos e ações que foram desenvolvidos no ano passado. "Estamos consolidando o Bolsa Família, que garante hoje o atendimento a 3,6 milhões de famílias e deverá chegar em julho a 4,5 milhões, pagando em média o valor mensal de R$ 73", destacou o ministro.

Em relação ao Fome Zero, o Patrus Ananias informou que o programa começa a abranger as cidades maiores, por meio "de políticas, equipamentos e serviços como, por exemplo, os restaurantes populares, cozinhas e hortas comunitárias, bancos de alimentos. Sempre buscando parcerias com governos estaduais, municipais e também com a sociedade", explica.

O Ministério do Desenvolvimento Social irá manter forte relacionamento com o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e com a Conab, para a continuidade de programas como de Agricultura Familiar e de cisternas no semi-árido nordestino.

Na área da Assistência Social, segundo o ministro, o governo está garantindo o pagamento dos benefícios da Lei Orgânica de Assistência Social, e também integrando os benefícios do Estatuto do Idoso.

Para a juventude, o governo trabalha com três programas: o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; o Programa Sentinela, de prevenção e combate a exploração sexual de crianças e adolescentes; e também o Agente Jovem.