Olinda vai sediar encontro internacional sobre a fome

05/03/2004 - 16h08

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro do Desenvolvimento Social e Combate a Fome Patrus Ananias disse hoje que a II Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada de 17 a 20 de março em Olinda (PE), tem uma importância fundamental na ampliação da consciência de que no Brasil a fome e a desnutrição são inaceitáveis. O encontro terá quatro dias de duração, reunindo especialistas brasileiros e estrangeiros, que discutirão o direito à alimentação, benefícios da redução da fome, povos indígenas e a população negra, iniciativas da sociedade civil, além de uma avaliação de experiências de outros países.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá participar da abertura da Conferência no dia 17. Na programação dos trabalhos da conferência, estão previstos painéis com a participação do ministro Patrus Ananias, Dom Mauro Morelli, e do ex-ministro Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano.

Segundo o ministro Patrus Ananias, o encontro vai possibilitar a oportunidade de estabelecer políticas sociais que resultem em parcerias na esfera entre o governo federal, estadual e municipal, contando ainda com a sociedade civil, iniciativa privada e empresários que queiram tomar parte deste grande mutirão nacional contra a fome a desnutrição e a exclusão social. "Teremos também a participação das igrejas das universidades, dos movimentos sociais e de todas as pessoas de bem que queiram colaborar conosco para que possamos conquistar juntos o Brasil, do Fome Zero, o Brasil sem Fome", completou o ministro.

Os quase mil delegados que estarão presentes à II Conferência Nacional de Segurança Alimentar serão divididos em grupos de trabalho previamente estabelecidos para discutir a segurança alimentar em 16 temas. Ao final do encontro, será elaborado um documento, onde constarão as novas proposições da política nacional de segurança alimentar e nutricional para o período de 2004/2007.