Dom Mauro Morelli defende direito a água e comida de qualidade

05/03/2004 - 10h59

Brasília, 5/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Dom Mauro Morelli, bispo de Duque de Caxias (RJ), participará da 2ª Conferência do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), nos dias 17 a 20, em Olinda (PE), com um propósito específico: o de que o Brasil possa garantir à geração de hoje água e comida de qualidade.

A conferência nacional, informou ao programa "NBR Entrevista", exibido pelo canal de TV a cabo da Radiobrás, não fará apenas um balanço do Programa Fome Zero. Para o bispo, é preciso que os mil delegados de todo o país discutam a garantia do direito humano básico a uma alimentação de boa qualidade, rica em nutrientes e livre de agrotóxicos, assim como o direito à água e ao ar sem poluentes.

Dom Mauro Morelli disse acreditar que a escola deveria se transformar em centro de referência da alimentação, com o papel de acompanhar o estado nutricional do estudante desde o ensino pré-escolar.

O bispo informou que durante a Conferência defenderá ainda um envolvimento direto das famílias, sociedade e governo na formulação de diretrizes para as ações na área da alimentação e nutrição. Essa capacidade de organização, segundo Dom Mauro Morelli, é uma condição essencial para as conquistas sociais e para a superação da pobreza no país.