Tarso Genro quer grupo para responder reivindicações na área de educação

03/03/2004 - 17h41

Brasília, 3/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Educação, Tarso Genro, propôs hoje a criação de um grupo executivo, composto por representantes do próprio ministério e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, para responder às reivindicações da sociedade nesta área.

Entre essas reivindicações está a transformação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef) em Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb). Outros pontos de discussão seriam a definição de uma data para a realização da Conferência Nacional da Educação, a criação de mecanismos para o controle social do setor e as reivindicações para a derrubada de vetos do Plano Nacional de Educação (PNE).

"A idéia é que eles me façam um pedido formal para negociar esses quatro pontos. Daí, eu os legitimo como fonte de negociação e monto uma equipe interna para negociar os pontos", afirmou o ministro. "O Fundef está cumprindo um grande papel, mas ele foi uma etapa, está superado. Ele tem poucos recursos, insuficientes para educação fundamental. Precisamos reconceituar a questão do financiamento", acrescentou.

Desde que o PNE recebeu nove vetos durante a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, há quatro anos, representantes da Campanha Nacional pelo Direito à Educação têm viajado por todo o país reivindicando melhores condições para o setor.