pauta

03/03/2004 - 16h39

Curitiba, 03(Agência Brasil -abr) - Apoio à mulher vítima de violência abre comemoração ao 8 de Março em Curitiba A Prefeitura Municipal realiza nesta sexta-feira (5), um painel de debates sobre o tema "Violência contra a mulher - uma questão de saúde pública, direitos humanos e cidadania".
Participam do painel a deputada federal Luiza Erundina, a advogada Miriam Ventura, da entidade Advocacia-Cidadã, do Rio de Janeiro, e a enfermeira Maria Goretti Lopes, da Secretaria da Saúde de Curitiba.
O debate marca o lançamento da nova etapa do programa Mulher de Verdade, de atenção às mulheres vítimas de violência. No ano passado, o programa Mulher de Verdade, que é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde, atendeu 625 mulheres vítimas de violência sexual - uma média de 52 ocorrências por mês. Deste total, 52,2% foram mulheres de Curitiba e 45,9% da Região Metropolitana.
A faixa etária mais atingida foi a de 10 a 19 anos (42,5%). A segunda faixa mais atingida foi a de zero a nove anos (28%). Depois, vem a faixa dos 20 aos 29 anos (18%).(