Manifestantes pró-bingos chegam à frente do Planalto e querem ser recebidos por Lula

03/03/2004 - 17h40

Brasília - Cerca de 20 mil manifestantes que protestam desde o final da manhã de hoje em frente do Congresso Nacional contra o fechamento dos bingos chegaram há pouco à frente do Palácio do Planalto. O objetivo do ato é pressionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a voltar atrás na Medida Provisória 168, que proíbe o funcionamento de casas de bingos e de máquinas de caça-níqueis em todo o País.

O trânsito em frente do Palácio do Planalto foi interrompido e, aos poucos, os manifestantes estão tomando a Praça dos Três Poderes, com faixas, carro de som e muitos gritos contra a decisão do governo. A segurança em frente do Palácio do Planalto foi reforçada por homens da Polícia Militar e por agentes do Batalhão de Operações Especiais da PM.

Segundo a organização do protesto, os manifestantes são funcionários de bingos, que estão desempregados depois da MP editada na semana passada pelo presidente Lula. Eles acusam o presidente de contribuir com o desemprego no País e entoam palavras de ordem com "aha, aha, aha, queremos trabalhar". Os manifestantes também reivindicam uma audiência com o presidente Lula. Pelos cálculos da Polícia Militar, 15 mil pessoas partcipam da manifestação. Já os organizadores do ato, comandados pela Força Sindical, estimam que 20 mil pessoas vão estar presentes em alguns instantes na Praça dos Três Poderes.