Justiça Eleitoral brasileira é homenageada no Panamá

03/03/2004 - 7h25

Cidade do Panamá - Em reconhecimento ao pioneirismo e ao sucesso alcançados pelo sistema eleitoral brasileiro de votação eletrônica no continente americano, o Tribunal Superior Eleitoral do Panamá e a Unidade para Promoção da Democracia da Organização dos Estados Americanos (UPD-OEA) homenagearam hoje o TSE do Brasil com a entrega de um certificado, representado pelos ministros Sepúlveda Pertence (presidente) e Fernando Neves (relator das instruções para as eleições 2004) durante a 2ª Reunião Interamericana de Tecnologia Eleitoral, que se realiza no Panamá.

O certificado entregue ao ministro Pertence é assinado pelo presidente do TSE do Panamá, Eduardo Valdés Escoffery, e pela coordenadora-executiva da UPD-OEA, Elizabeth Spehar. No documento, eles representam os presidentes de Tribunais Eleitorais de 18 países das Américas do Sul, Norte e Central.

O texto do certificado é o seguinte: "O Tribunal Eleitoral do Panamá e a Unidade para Promoçãoda Democracia da Organização dos Estados Americanos desejam manifestar sem reconhecimento ao Tribunal Superior Eleitoral da República do Brasil por ser a instituição eleitoral pioneira em nosso continente na geração e incorporação de tecnologia de vanguarda na organização e administração de seus processos eleitorais.

A Justiça Eleitoral do Brasil tem inspirado numerosos instituições eleitorais a considerarem em seus procedimentos eleitorais, em particular a automatização do voto, assim como a possibilidade de intercâmbio tecnológico entre elas".

As informações são do site do TSE.

03/03/04