Estação Espacial Internacional muda de órbita esta madrugada

03/03/2004 - 17h15
ISS muda de órbita na madrugada

Brasília, 3/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia informou hoje de que durante a madrugada elevará em quatro quilômetros a altura da órbita da Estação Espacial Internacional (ISS) com a ajuda de uma nave de carga, a Progress M-1-11. Os propulsores da nave serão acionados por 500 segundos, disse o porta-voz do Centro Valeri Lindin.

Segundo ele, o objetivo da manobra "é melhorar os parâmetros da ISS para seu acoplamento com a nave russa Soyuz TMA-4, cujo lançaamento está previsto para 19 de abril próximo. A Soyuz-TMA-4 levará para a ISS os cosmonautas Gennadi Padalka, da Rússia, e Edward Fincke, dos Estados Unidos.

Anteriormente, a elevação da órbita da ISS estava à cargo dos ônibus espaciais norte-americanos que tiveram seus lançamentos interrompidos após o acidente com o Colúmbia, em fevereiro de 2003. Até que os vôos dos EUA sejam retomados as correções de rotas serão executadas pelos cargueiros russos, que podem elevar a ISS a uma altura de até 420 quilômetros.