Em estudo para a Unesco, especialista americano critica cotas raciais nas universidades brasileiras

03/03/2004 - 14h17

Brasília, 3/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Indústria, universidade e pesquisa representam a tríade proposta por Martin Carnoy, professor da Universidade de Stanford, para evitar que o graduado esqueça o aprendizado por falta de prática no emprego. Isso também contribui para o aumento de competitividade na indústria, que passaria a se utilizar dos conhecimentos de pesquisa da instituição escolar. De acordo com o professor, no entanto, isto exige atitude política.

"No novo mundo econômico, a indústria e a universidade somam dois pontos criados para testar inovação. A indústria ficaria mais competitiva e a universidade teria seus alunos, pessoas capazes de resolver problemas e inovar, absorvidos pela indústria," disse Carnoy. As idéias foram expostas no lançamento do livro "A Educação na América Latina está preparando sua força de trabalho para as economias do Século XXI", na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Para o professor, o programa de cotas que existe hoje no Brasil não é o ideal, pois se baseia na questão da raça. Caenoy considera melhor utilizar um critério de aproveitamento do aluno da rede pública de ensino médio. O professor explicou que a diferença de acesso às universidades públicas se resolveria com a seleção de jovens que têm bom desempenho nas escolas públicas, mesmo reconhecendo que essas instituições "não são muito boas". Segundo ele, esses alunos fazem parte de um grupo de elite nessas instituições. "Mesmo que não tenham resultado muito bom no vestibular, podem ter vagas reservadas, por terem êxito em situação adversa", disse o professor.

Carnoy é considerado um dos maiores especialistas em educação do mundo. No livro, publicado em parceria pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Serviço Social da Indústria (SESI), também analisa que a América Latina e o Caribe fazem grandes investimentos em educação, mas precisam superar alguns obstáculos. Uma das dificuldades apontadas pelo autor é a grande dependência das universidades de recursos públicos.