CPMI do Banestado volta a se reunir para debater pauta de atividades

03/03/2004 - 11h18

Brasília, 3/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Depois de quase três meses de inatividade, motivada pelo recesso parlamentar e o recesso "branco" do carnaval, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banestado volta a se reunir amanhã (4), às 9 horas, para debater a pauta de atividades da comissão até junho, quando encerra seu prazo de funcionamento. O relator da comissão, deputado José Mentor (PT-SP), deverá fazer um balanço dos primeiros seis meses de atividades do órgão investigativo.

Uma nova sistemática de atuação deverá ser proposta pelo presidente da comissão, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), segundo a qual a comissão se reuniria duas vezes por semana para a tomada de depoimentos, sendo uma vez em Brasília, no plenário da CPMI, e uma outra nos Estados objeto de investigações sobre possível lavagem de dinheiro e envio ilegal de divisas por meio de contas CC-5, permitidas a pessoas físicas e jurídicas brasileiras no exterior.

Uma nova subcomissão deverá ser formada pela CPMI do Banestado para concentrar investigações específicas sobre a atuação de fiscais da receita estadual envolvidos no envio ilegal de divisas para o exterior. O fato foi denunciado durante o período de convocação extraordinária do Congresso Nacional, mas como a CPMI não constava da pauta da convocação, não pôde reunir-se nesse período, razão pela qual somente agora poderá investigar essas denúncias.