Chuvas e crise na Parmalat influenciam queda no preço do leite pago ao produtor, revela pesquisa

03/03/2004 - 19h21

Brasília, 3/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O preço do leite pago ao produtor caiu ainda mais no mês de fevereiro, de acordo com avaliação do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea). O aumento das chuvas nas principais bacias produtoras e a crise da Parmalat, segundo a análise, estimularam o excesso de oferta.

De acordo com o instituto de pesquisa, no mês passado, o preço do leite tipo C, entregue em janeiro, fechou cotado a aproximadamente R$ 0,41 – uma queda de 2,4% em relação a janeiro. Nos últimos 12 meses a variação negativa acumulada é de 2,6% em termos nominais, em relação à média nacional. "Em valores reais, o preço do leite está 6,84% defasado em relação à inflação medida pelo IGP-DI, ou seja, o produtor está perdendo para a inflação, mas pode estar compensando essas perdas com o aumento da produtividade", reforça nota distribuída pelo Cepea hoje.

Ainda de acordo com a pesquisa, apenas o estado da Bahia apresentou altas nos preços pagos pelo leite devido ao aumento dos fretes de outros estados para a região metropolitana de Salvador. Minas Gerias, maior estado produtor, apresentou a maior queda no mês (3,21%), seguido pelo Rio Grande do Sul, onde a queda nos preços pagos pelo leite tipo C caíram em média 2,37%.