Brasil terá programa de atendimento às emergências ambientais

03/03/2004 - 7h54

Murilo Ramos
Enviado especial

Salvador - O Brasil vai contar com o programa de prevenção e atendimento às emergências e acidentes ambientais até junho. O anúncio foi feito ontem pelo secretário-executivo do ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langoni, durante o Fórum Internacional Petróleo, Meio Ambiente e Imprensa, realizado em Salvador.

De acordo com Langoni, o programa servirá como contraponto às decisões sem fundamentos tomadas em casos repentinos de desastres ambientais. Para isso, contará com o apoio do Ibama, estados e municípios. Uma das características do programa é que terá em seu quadro um corpo técnico altamente capacitado para tomar as devidas providências nos momentos certos.

O secretário-executivo explicou que em muitas ocasiões o que se resolve até a primeira hora após o acidente pode evitar danos maiores à natureza. Citou o caso da disseminação de óleo combustível na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, em 2002, quando se perdeu muito tempo tentando encontrar os culpados pelo acidente em vez de conter com maior velocidade o deslocamento do óleo no mar.

Langoni afirmou que entre as diretrizes do programa está também a divulgação de informações mais urgentes e objetivas à população, para que o pânico seja evitado e que providências possam ser tomadas com maior clareza.

* O jornalista viajou a convite da Revista Imprensa