Brasil, África do Sul e Índia negociam área de livre comércio

03/03/2004 - 17h54

Brasília - Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, África do Sul e Índia estão reunidos em Nova Delhi (Índia) para dar continuidade ao projeto de criação de uma grande área de livre comércio. Os três países vão identificar áreas de cooperação, negociar um comércio tripartite mais intenso e firmar parcerias em projetos de desenvolvimento que possam vir a ser reproduzidos em outros países, como o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas.

O governo brasileiro tem interesse em criar essa área, chamada G-3, principalmente porque o grupo seria formado por três grandes democracias que possuem posições importantes nos seus continentes e que podem atuar em conjunto em temas internacionais e fortalecer a democratização do sistema internacional, como tem afirmado o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Brasil, África do Sul e Índia têm defendido o fortalecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) e a reforma do Conselho de Segurança e têm mostrado interesse em manter cooperação nas áreas de segurança, saúde pública, em particular o combate à AIDS, e tráfico de drogas. Além disso, pretendem aproximar projetos de cooperação em diversas áreas, como tecnologia e energia, e ampliá-los para o Mercosul e regiões aduaneiras da África do Sul e Índia.

Esta é a segunda reunião trilateral do Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (IBAS), realizada em Nova Delhi a convite do governo indiano. A primeira foi realizada em Brasília em fevereiro passado, quando foi fechado um programa de trabalho do IBAS. Foram criados oito grupos de trabalho nas áreas de ciência e tecnologia, assuntos sociais, saúde, defesa, educação, aviação civil, transportes e energia. O encontro termina nesta sexta-feira.