AmBev espera que negócio com belgas seja aprovado pelo Cade

03/03/2004 - 17h14

São Paulo, 3/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Depois de cinco meses de negociações, a AmBev - Companhia de Bebidas das Américas - assinou hoje um contrato de aliança com a cervejaria belga Interbrew. O negócio coloca o grupo como líder na produção mundial de cervejas com um volume de 19 bilhões de litros por ano e um faturamento estimado em US$ 10,6 bilhões. Somando aos 18,5 mil empregados da AmBev, as duas companhias passarão a ter 70 mil funcionários com unidades em 32 Países.

A expectativa da diretoria da companhia brasileira é de que o processo seja aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O objetivo é que dentro de seis ou oito meses sejam iniciadas as operações conjuntas.

A sede da AmBev continuará em São Paulo. O comando da atuação no continente americano feito a partir do Brasil e o da Europa e Ásia ficará concentrado na Bélgica.

Nas negociações, pesaram o fato de a empresa brasileira ter experiência na administração de custos. A previsão é de que uma economia para ambos os lados em torno de US$ 260 milhões.

O co-presidente do Conselho Administrativo da AmBev, Victorio Marchi, fez questão de ressaltar que a união não caracteriza um processo de fusão ou de venda ainda que parcial do patrimônio de uma para outra ou vice-versa . E sim um sistema de gestão compartilhada, onde cada uma terá direito de administração distinta e lucros diferenciados, já que a empresa belga ficará com maior parte no número de ações (podendo chegar a 57% do volume acionário).

Marchi reforçou ainda como uma das vantagens desse acordo o fato de se poder recorrer a empréstimos no exterior corrigidos a taxas menores do que o procedimento feito isoladamente. Ele também observou que a empresa terá acesso a uma fatia importante do consumo, já que ficará com os negócios concentrados na América do Norte. Quanto à preços, o executivo garantiu que essa aliança não implicará em reajuste nos preços dos produtos.

A empresa brasileira vai explorar os mercados do continente americano, incluindo os Estados Unidos, Canadá, México e Cuba, com a incorporação da Labatt, com sede no Canadá. A marca Brahma passará a ser mundial ao lado da belga Stella Artois e a alemã Beck’s. À Interbrew caberá os nichos dos demais espaços a serem preenchidos nos pontos como continente europeu e Ásia.

Pelos termos do acordo a vigorar por um prazo de 20 anos, nenhuma das partes poderá vender ações. Segundo o diretor geral da empresa, Carlos Brito, o quadro de pessoal deverá permanecer o mesmo. E nessa interação de atividades, as empresas poderão trocar experiências de conhecimentos entre os funcionários.