AmBev e cervejaria belga anunciam acordo e passam a liderar ranking mundial em volume

03/03/2004 - 12h54

São Paulo, 3/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A diretoria da AmBev, Companhia de Bebidas das Américas, anunciou, em São Paulo, que foi assinado na madrugada de hoje um contrato de aliança com a Cervejaria Belga Interbrew. Juntas, as duas empresas conquistam a liderança no ranking dos maiores produtores mundiais de cerveja, com participação de 15% da produção global. As empresas terão administrações distintas, mas de forma compartilhada devendo distribuir seus produtos em 32 países.

Essa incorporação deve demorar ainda pelo menos entre seis a oito meses, estima o co-presidente do Conselho de Administração da Ambeve Victório de Marchi. O executivo negou tratar-se de uma venda, mas confirmou que no processo a empresa Belga deterá 57% das ações.

Segundo o diretor-geral Carlos Brito, pelos termos do acordo, a governância corporativa será igualitária com cada uma das companhias tendo metade do direito de voto nos conselhos. O número de empregados da AmBev chega a 18,5 mil e, segundo a empresa, este quadro não deverá sofrer mudanças no curto prazo. Com o processo de aliança, a movimentação financeira está prevista em US$ 350 milhões.