Rio, 16/2/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, visita, às 11 horas, no Rio, as novas instalações do Arquivo Institucional do Museu Histórico Nacional e as obras do projeto de restauração e modernização do conjunto arquitetônico que abriga a instituição inaugurada em 1922.
Aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o projeto prevê que a obra seja realizada em três fases, a primeira já está em andamento. A obra está sendo patrocinada pelo Ministério da Cultura e, até o momento, recebeu R$ 1 milhão e 980 mil.
De acordo com a assessoria de imprensa do museu, nesta primeira etapa de obras será feita uma nova recepção, serão instaladas escadas rolantes e elevador para portadores de deficiência e espaços para serviços externos e internos, recuperando uma área de 1.500 metros quadrados que não vinha sendo utilizada há 30 anos. Esta etapa vai estar concluída até agosto, a segunda etapa só irá começar em 2005.
A parceria entre a Fundação VITAE e o Fundo Nacional de Cultura permitiu o trabalho de recuperação do espaço físico, a aquisição de novos equipamentos e a informatização do Arquivo Institucional.