Tarso nomeia Janine Ribeiro para a Capes

13/02/2004 - 19h12

Brasília - O professor Renato Janine Ribeiro, livre-docente em Filosofia, foi designado pelo ministro da Educação, Tarso Genro, para o cargo de diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Janine Ribeiro, que é professor titular de Ética e Filosofia Política da Universidade de São Paulo (USP), criou o projeto do curso de Humanidades para a USP e, neste ano, foi candidato à presidência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Nome de destaque na comunidade acadêmica, foi representante da Comunidade Científica no Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no período 1993-1997; membro do Conselho Científico da SBPC de 1995 a 2001; e presidente da Comissão de Cooperação Internacional da USP de 1991 a 1994.

O novo diretor de avaliação da Capes tem cinco livros editados, entre eles A Sociedade contra o Social, publicado pela Companhia das Letras em 2000 e que rendeu ao autor o Prêmio Jabuti no ano seguinte, com o primeiro lugar na área de ensaios e ciências humanas.

Como acadêmico, Renato Janine Ribeiro atua nas seguintes linhas de pesquisa: Representação Teatral e Representação Política; Teoria Política Clássica, de Maquiavel a Marx, sobretudo Hobbes e Construção da Democracia em Sociedades com Legado Autoritário.

As informações são da Assessoria de Imprensa do MEC.