Lula afirma que o PT não pode falhar na política

13/02/2004 - 20h47

Rio, 13/2/2004 (Agência Brasil - ABr) - No discurso que fez há pouco durante as comemorações de 24 anos do PT, no Hotel Glória, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o PT se tornou uma referência no decorrer de sua história e, por isso mesmo, agora que chegou ao poder não tem o direito de errar. "Quando nós viramos referência, nós não podemos errar, não temos o direito de errar e não temos o direito de fracassar", afirmou o presidente. Acrescentou que quando fala que o partido não pode errar, isso não significa que seja do ponto de vista administrativo. Neste aspecto, Lula afirmou que o PT tem excelentes políticos que ao longo da história não conseguiram fazer o que queriam porque não tinham recursos.

"O erro que o PT não pode cometer é na política", ressaltou o presidente, afirmando que o cumprimento ético e a lisura é uma marca do PT. Neste momento do discurso, Lula foi aplaudido.

"Vocês podem ficar certos que mesmo do ponto de vista administrativo, nós vamos fazer muito mais do que qualquer companheiro jamais imaginou".

Lula disse que a conversa com pesssoas que pensam diferente no partido é necessária. Nesse sentido, ressaltou que vai conversar com todos que puder. "A solidez da economia que queremos construir depende da solidez política que a gente poder construir neste país", afirmou Lula.

Lula fez uma referência à manifestação promovida durante a sua chegada no Hotel Glória por militantes do PDT, PSTU, PSDB e até mesmo do PT. "O que vocês viram hoje na porta deste hotel, muita gente não gosta. Mas essa é a virtude da conviveência democrática na diversidade", afirmou.

Segundo o presidente, manifestações como a que foi feita hoje no Hotel Glória já foram realizadas várias vezes quando o PT era oposição, mas que o seu governo não dará o mesmo tratamento às manifestações que os petistas recebiam quando protestavam.