Despoluição do Tietê é tema de carnaval em São Paulo

13/02/2004 - 18h00

Leonardo Stavale
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Quem disse que lixo não dá samba? Os grupos de monitores do projeto "Mãos à Obra Pelo Tietê" querem provar exatamente o contrário. Com fantasias feitas de material reciclável, o "Bloco Reviva o Tietê" quer dar um show de samba e cidadania ao realizar amanhã (14) o "1º Carnambiental" de São Paulo. A organização do evento é do Memorial da América Latina em conjunto com a SOS Mata-Atlântica.

A concentração do bloco será às 10h no Parque da Água Branca, zona oeste da cidade. Uma hora depois, os foliões desfilarão até o Memorial da América Latina. Até às 15h ocorrerão manifestações artísticas e educativas na Praça Cívica e no Espaço das Entidades (salão II da Galeria Marta Traba). Segundo um dos organizadores do evento, Gustavo Veronesi, da SOS Mata-Atlântica, a informalidade prevalecerá. "A idéia é fazer tudo da forma mais simples possível; quem quiser passar lá e dar sua mensagem, vamos lá", animou-se Gustavo. O fim da programação será às 15h com a apresentação do grupo Samba de Pirapora e a bateria-mirim da Escola de Samba Rosas de Ouro.

O objetivo do 1º Carnambiental é proporcionar a conscientização de que todos podem contribuir para a obra de despoluição do rio Tietê. O bloco, "ambientalmente correto", irá cantar refrões sobre o tema. No Memorial, também serão disponibilizados folhetos informativos sobre o projeto. No fim do evento, todas as fantasias serão coletadas pela cooperativa "Cooperação", da Vila Leopoldina. Segundo Veronesi, a iniciativa de formar um bloco de carnaval surgiu de uma reunião do grupo de monitores da divisão Pinheiros/Pirapora. No total, o projeto possui 280 grupos de monitores, divididos em cinco sub-regiões.

O bloco estará aberto à participação de todos. Basta um pouco de criatividade e colocar as mãos no lixo.

Um programa de educação ambiental e mobilização, elaborado pela Fundação SOS Mata Atlântica, através do Núcleo União Pró-Tietê
•Integra o componente de educação ambiental da segunda etapa do Projeto Tietê, desenvolvido pela Sabesp e BID.

10h00 - Concentração: Parque da Água Branca
11h00 - Saída em direção ao Memorial da América Latina
12 às 15h00 – Manifestações artísticas-educacionais na Praça Cívica e no Espaço das Entidades (salão II da Galeria Marta Traba)
15h00 – Apresentação do grupo Samba de Pirapora, um dos mais antigos do estado*