Santos sedia amanhã Triathlon Internacional

07/02/2004 - 10h46

Brasília, 7/2/2004 (Agência Brasil - ABr) - Mil atletas participam amanhã (8) em Santos, no litoral sul de São Paulo, da 13.ª edição do Triathlon Internacional da cidade. A largada será às 8 horas, na Praia do Boqueirão. A prova vai ser disputada nas distâncias de 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.

Vários atletas brasileiros participam do Triathlon, entre eles Carla Moreno, Gisele Bertucci, Aglaé Menezes, Santiago Ascenço, Renato Dantas de Lucas, Rafael Moreno e Marcus Ornellas. Entre os estrangeiros estão Victor Plata (EUA), Greg Remaly (EUA) e Nicolas Ortega (ARG). Além da categoria profissional, o Triathlon Internacional de Santos é disputado também nas categorias amador, executivo e revezamento.

Segunda melhor triatleta do ranking brasileiro e que está se preparando para representar o país nas Olimpíadas de Atenas, Carla Moreno busca o título inédito da competição, na qual participa desde 1996. No ano passado, ela ficou com a quarta colocação. Carla vai correr este ano em família. Rafael Moreno, seu irmão de 18 anos, inicia a participação na categoria profissional.

Já Gisele Bertucci compete pela sexta vez consecutiva no Internacional. Em sua primeira participação na prova, em 1999, a atleta competiu na categoria amadora e agora, depois de cinco como profissional, Gisele tenta superar seu melhor resultado: a sexta colocação em 2003.

No masculino, Santiago Ascenço espera concluir na 13.ª edição do Triathlon Internacional de Santos, uma história que teve início há 10 anos, em 1994. Desde os 15 anos, ainda como amador, ele espera vencer na competição. Em 2003, faltou pouco para alcançar seu objetivo. Perdeu para o argentino Oscar Galindez, hexacampeão da prova.

Renato Dantas Lucas conhece como ninguém a prova. Este ano será a décima vez que o triatleta de Jaboticabal (interior de São Paulo) vai percorrer o percurso em busca do título da competição. Até 1999, Renato disputou a prova como amador, categoria da qual foi campeão em 96, 97 e 98. A partir daí, sua melhor colocação na elite foi em 2002, quando completou o percurso com o segundo melhor tempo. No ano passado chegou em terceiro lugar.

O Triathlon Internacional de Santos é a única prova fora dos Estados Unidos a fazer parte do calendário da TPT (Triathlon Pro Tour), evento composto por sete etapas. O Brasil, portanto, abre o calendário da entidade. Depois de Santos, as provas acontecem em Los Angeles (maio), São Francisco (junho), San Diego (agosto), Chicago (final de agosto) e Nova Iorque (outubro).

Em 13 anos de provas, o Brasil só conseguiu o título em duas oportunidades. A primeira em 1995, com Leandro Macedo. A segunda foi no ano passado, no feminino, com Sandra Soldan. "O nível do triatlo feminino no Brasil cresceu muito nos últimos anos. As meninas se equipararam às melhores estrangeiras. Carla Moreno, Mariana Ohata e Sandra Soldan, além da Gisele Bertucci, estão entre as melhores do mundo na atualidade, o que é muito bom para o esporte brasileiro de uma forma geral", afirma Núbio de Almeida, organizador do Triathlon Internacional de Santos.