Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio, A Bolsa de Valores de São Paulo dá prosseguimento neste final de semana, no Rio de Janeiro, ao projeto de popularização do mercado de ações, levando o "Bovespa Vai Até Você" ao Fluminense Futebol Clube.
Criado em maio de 2002, o programa ganhou força no ano passado, expandindo-se em nível nacional e contabilizando até hoje cerca de 100 mil pessoas atingidas, com grande participação do Estado do Rio, informou à Agência Brasil o Diretor de Marketing e Comunicação da Bovespa, Luis Abdal. Esse número deverá dobrar este ano, em função da quantidade de solicitações recebidas, revelou.
Ele lembrou que no Rio de Janeiro foram feitas algumas apresentações sobre o mercado de capitais no Clube do Flamengo e na Estação das Barcas, onde a permanência foi de 2 meses no eixo Rio/Niterói, além de universidades e escolas na capital e outros municípios do estado. O diretor da Bovespa destacou a importância do Rio de Janeiro para o projeto, porque o estado concentra o 2o. maior número de corretoras e de investidores e a quantidade de interessados é proporcional a isso, além, ainda, de ser o local onde há mais interessados sobre o mercado de ações.O Rio Grande do Sul é outro que apresenta grande potencial e tem solicitado muito a presença dos técnicos da Bovespa, afirmou.
Em 2004, a Bolsa pretende dar continuidade ao projeto, "sempre com a idéia de mostrar que o mercado de ações é um investimento de longo prazo, é formação de patrimônio e que, principalmente, está envolvido diretamente com o desenvolvimento do país, com o crescimento econômico e a geração de empregos", destacou Luis Abdal. A idéia principal, disse ele, é mostrar a importância social do mercado de ações.
Para isso, a Bolsa buscará novos locais no Brasil para apresentações do mercado, onde exista fluxo ou concentração de pessoas. "Seja no Rio de Janeiro, em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, a gente está buscando exatamente mostrar a verdadeira característica do mercado de ações", declarou.
Luis Abdal revelou que a Bovespa está recebendo um grande número de solicitações de várias cidades do país. Até agora, a Bovespa já cadastrou e atendeu diretamente mais de 100 mil pessoas, recebeu mais de 25 mil ligações e e-mails, além da grande quantidade de novos clubes de investimento que foram montados a partir desse projeto e que somam 300 clubes atualmente.
Para desenvolver esse projeto junto às escolas e estimular o aprendizado dos conceitos básicos de finanças junto a crianças e adolescentes, a Bovespa firmou acordo com a Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, que está sendo estendido agora a outras secretarias estaduais e municipais com a intenção de incentivar um contato maior dos estudantes com os conceitos do mercado de ações.. O programa educacional da Bovespa atendeu no ano passado a 60 mil estudantes das redes pública e privada nos níveis fundamental, médio e superior.