Uso de clones pode aumentar produtividade da mandioca na Amazônia Ocidental

26/01/2004 - 10h55

Brasília, 26/1/2004 (Agência Brasil - ABr) - A utilização de clones de mandioca desenvolvidos em programas de melhoramento pode aumentar em até 294% a produtividade da cultura na Amazônia Ocidental, região que normalmente tem um rendimento médio de 10 toneladas por hectare.

De acordo com estudos da Embrapa, o plantio de clones associado a técnicas de cultivo como manejo de solo, rotação de culturas, espaçamento e seleção de material, representa uma importante opção de desenvolvimento agroindustrial. As novas variedades de mandioca desenvolvidas pela Embrapa apresentaram um incremento de 294% com a espécie BRS Purus, de 100% com a Amazonas Embrapa-8, e de 80% com os clones olhudinha e Mãe Joana.

O programa de melhoramento busca o desenvolvimento e a avaliação de espécies de mandioca adaptadas aos ecossistemas do trópico úmido da Amazônia e que atendam às demandas do mercado consumidor. O programa utiliza técnicas de hibridação, introdução, seleção e avaliação de espécies nativas e de mandiocas cultivadas em outras regiões.

A mandioca desempenha importante papel entre as culturas economicamente exploradas na região. No estado do Amazonas, por exemplo, ela é a principal fonte de alimentação energética e ocupa o primeiro lugar em área cultivada, com 92 mil hectares plantados.

As informações são da Embrapa