Brasília, 26/1/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ex-ministro da Educação Cristovam Buarque, deve reassumir sua cadeira de senador pelo PT ainda esta semana. Como parlamentar, Cristovam disse que está disposto a lutar pelos ideais da educação.
"Agora eu posso falar, eu gosto de falar e quero provocar, sim, um debate ideológico maior dentro do partido e na sociedade brasileira. Há uma disputa nesse país. Esse país precisa derrubar as cercas que existem entre analfabetos e educados, sem terra e latifundiários. Entre aqueles que ficam na fila para serem atendidos pelos médicos e os que têm um sistema de saúde. Entre os 10% mais ricos e os 50% mais pobres", ressaltou.
O ex-ministro disse ainda que pretende reascender a discussão sobre as posições de esquerda e de direita dentro do Senado. "Esse país continua sendo um país de capitanias hereditárias. Eu acho que ser de esquerda, e eu sou de esquerda, é derrubar as barreiras, é derrubar as muralhas, é derrubar as cercas. Eu vou fazer um discurso ideológico sim dentro do Senado. Eu vou provocar esse debate de esquerda e direita dentro do PT e dentro do Brasil", prometeu.
Mesmo com as críticas, o senador Cristovam garante absoluta solidariedade ao governo em todas as votações da casa. "Não esqueçam que eu fui favorável à expulsão da senadora Heloísa Helena e dos outros companheiros que votaram contra o governo. Seria uma incoerência ser contra o governo".