Madri - O número de fraudes via internet aumentou 51% nos Estados Unidos no ano passado. As perdas para os consumidores norte-americanos chegaram a quase US$ 200 milhões, segundo anunciou a Comissão Federal de Comércio(sigla em inglês FTC) em seu informe anual. Considerando todas as reclamações registradas, as perdas podem chegar a mais de US$ 437 milhões.
No ano passado, a FTC recebeu mais de meio milhão de reclamações dos consumidores - contra 400 mil no ano anterior. Do total, 58% estavam relacionadas a fraudes e o restante, a uso indevido de identidade. Com relação a fraudes, que representaram 166.617 reclamações em 2003, 55% eram referentes a compra de produtos e serviços "on line" - ou a companhia fez o contato inicial ou o consumidor respondeu a algum anúncio via rede de computadores.
Das denúncias referentes a negócios "online", 89% revelaram terem perdido de dinheiro.A média de aplicação de recursos via internet por pessoa situa-se em US$ 195, mas chegou a US$1.341, porque 13 consumidores fraudados assinalaram terem feito negócios de pelo menos US$ 1 milhão cada um.
Leilões via internet
As fraudes mais freqüentes são praticadas nas operações de leilão pela internet(15%); seguido pelas compras em domicílio ou por catálogo(9%). As queixas sobre serviços contratados via rede de computadores e aquelas referentes a prêmios, sorteios e loterias somaram 6% e 5%, respectivamente.
Segundo revela a comissão, as taxas mais altas de fraudes contra os consumidores em geral foram registradas em Washington, capital do país.
As informações sao da agência Europapress