Davos, Suiça - O Fórum Econômico Mundial lançou oficialmente,nessa quinta-feira, o "Conselho de 100 Líderes" (C-100), reunindo pessoas de destaque nas áreas de política, religião, negócios, mídia e opinião para promover entendimento e diálogo entre o mundo ocidental e o mundo muçulmano. O conselho terá 20 líderes em cada uma das cinco áreas. Eles estarão representando o pensamento Ocidental e o Mulçumano.
A idéia é estabelecer um processo de entendimento de culturas e sociedades em três níveis centrais: discurso, ação e experiência.
Os co-presidentes do conselho serão Lord Carey de Clifton, ex-bispo de Canterbury, Reino Unido, e o príncipe Turki Al Faisal Al Saud, presidente do Centro Rei Faisal para Pesquisa e Estudos Islâmicos da Arábia Saudita.
No discurso de lançamento do C-100, Lord Carey declarou que os membros iriam se reunir não como inimigos, mas como amigos e colegas, para focalizar no que podiam fazer juntos para melhorar o mundo.
Segundo o príncipe Turki Al Faisal Al Saud, "há uma necessidade urgente desse diálogo - porque o momento é crítico - , para que as sociedades Ocidental e Mulçumana possam conseguir entendimento mútuo e chegar à cooperação no nível da prática.
"Num mundo globalizado, existe uma necessidade especial para uma comunicação aberta entre culturas e religiões, para que possamos construir a paz", declarou o coordenador do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab.
De acordo com a proposta, o conselho deve buscar sustentação na dinâmica pragmática do mundo dos negócios e usá-la como apoio e modelo para conseguir avanços positivos. Também deve procurar discutir os assuntos mais críticos que impedem o entendimento mútuo.
Para atingir seus objetivos, o C-100 anunciou projetos específicos em quatro áreas: informação e comunicação, intercâmbio, diálogo sobre discurso e cultura.
Inicialmente, o C-100 está programado para funcionar durante três anos. Seu primeiro relatório será apresentado na próxima reunião do Fórum Econômico Mundial em Amã, na Jordânia, em maio.
As informações são da agência Swissinfo