Aposentados aguardam sinal do governo para negociar diferenças nos benefícios

23/01/2004 - 14h09

Brasília, 23/1/2004 (Agência Brasil - ABr) - Representantes de aposentados e pensionistas aguardam um sinal do governo para negociar o recebimento das diferenças nos benefícios concedidos entre fevereiro de 1994 e fevereiro de 1997. O Ministério da Previdência Social não confirma que o acordo tenha sido feito, mas admite que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu uma solução rápida para o problema.

De acordo com João Inocentini, do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas, o acordo pode pôr fim a milhões de ações judiciais. Cerca de um milhão e cem mil beneficiários entraram na Justiça para receber as diferenças.

O benefício inicial dos aposentados e pensionistas foi corrigido à época, com correção de 15,12%, enquanto o índice de reajuste do salário mínimo ficou em mais de 39%.

Depois de uma reunião com o ministro Ricardo Berzoini, João Inocentini disse que a intenção do governo é pagar a diferença a partir do mês de maio, parcelada em quatro anos. Inocentini informou ainda que o governo pagaria em uma única parcela àqueles que teriam a receber até R$ 500. Para ter direito ao pagamento, os interessados deverão assinar um termo de adesão, abrindo mão da ação judicial.

No total, a dívida chegaria a mais de R$ 12 bilhões.