Brasília, 6/1/2004 (Agência Brasil - ABr) - Os Estados Unidos estão abertos à discussão de acordos multilaterais que tratem também dos subsídios agrícolas que o governo norte-americano concede aos produtores rurais daquele país. Foi o que admitiu o presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Dennis Haster, depois de um encontro de aproximadamente 40 minutos com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.
Haster revelou, no entanto, que, no Distrito pelo qual foi eleito, as fazendas têm em média 300 a 400 hectares. "São empreendimentos familiares e por meio dos subsídios nós queremos garantir que estas famílias possam continuar trabalhando dentro da área agrícola. Esta é a finalidade dos subsídios. Mas isto pode ser discutido com outros países para que possamos chegar a uma conclusão que seja satisfatória para todos', disse.
Ele lembrou que o Brasil é um grande país e, junto com os EUA, pode realizar muitas coisas positivas para o mundo, por meio do diálogo e da cooperação. "Brasil e EUA são dois grandes produtores e queremos cooperar e realizar um diálogo nesta área para que os dois, com acordos multilaterais, possam vender e comprar produtos de outros países", disse Haster.
Com relação à abertura do mercado norte-americano para carne "in natura" brasileira, prevista para ocorrer a partir de março, Dennis Haster disse que esta questão está sendo estudada a partir do último relatório do Departamento de Agricultura. "Porém a questão é mais ligada ao executivo que ao próprio Congresso", ressalvou.