Câmara Brasil-Alemanha leva produtores brasileiros para BioFach 2004

29/12/2003 - 14h42

Brasília, 29/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Câmara de Comércio e Indústria-Brasil-Alemanha, com o apoio da APEX-Brasil, levará expositores brasileiros para a BioFach 2004 - o maior evento internacional para produtos orgânicos que acontece em Nuremberg, na Alemanha. A meta é levar cerca de 45 produtores, sendo 25 no estande do Sebrae, e agendar rodadas de negócios com empresários alemães.

"Há um procura cada vez maior por produtos brasileiros na Alemanha. Este é o principal canal pelo qual o Brasil pode conquistar maior reconhecimento no mercado mundial. Afinal, os alemães são líderes no mercado orgânico", comenta Dinah Worisch Mazzo, diretora do Departamento de Feiras da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

No ano passado, a produção brasileira já obteve resultados positivos. Somente no levantamento preliminar dos negócios fechados, foram movimentados US$ 5,5 milhões em vendas para o mercado europeu de cerca de nove mil toneladas de produtos orgânicos brasileiros.

A perspectiva de novas exportações para um dos principais parceiros comerciais do Brasil anima o setor. "Na Conferência BioFach Brasil, realizada em setembro, sentimos o interesse dos empresários em manter sua participação na BioFach e iniciamos o projeto com cinco expositores já fechados", comenta Dinah.

Nos meses de dezembro e janeiro, a Câmara Alemã finaliza o grupo de expositores para a BioFach 2004 e prepara, em conjunto com APEX-Brasil e Akademie Messe Frankfurt, o treinamento para que os produtores brasileiros aproveitem ao máximo a oportunidade de fechar negócios em território internacional.

"A maior dificuldade deste mercado é a qualificação para que um produto seja orgânico. Nem sempre o produtor brasileiro está a par dos requisitos necessários para que sua safra seja certificada", explica Dinah.

O sucesso da participação brasileira é fruto do esforço conjunto de empresários, entidades e órgãos governamentais. Para viabilizar o estande brasileiro, foi realizado um convênio entre a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e a APEX-Brasil, com o apoio do Planeta Orgânico, IBD, Sebrae e BCS.

BioFach 2004 será realizada de 19 a 22 de fevereiro próximo em Nuremberg,na Alemanha.

As Informações são do Departamento de Feiras - Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha e os endereços de acesso são:
11 5187-5211

feiras@ahkbrasil.com

www.ahkbrasil.com

País-tema do ano: Holanda

Perfil do Mercado Orgânico Brasileiro

Segundo Juan Quirós, presidente da APEX-Brasil, a principal característica do mercado brasileiro orgânico é a agricultura familiar como responsável pela maior parte da produção. Em função deste cenário, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha desenvolve um dos trabalhos mais importantes para a BioFach - a capacitação de produtores sem acesso e habilitação no setor orgânico.

Afinal, o potencial de crescimento é enorme. É possível agregar valor ao produto e mobilizar cadeias produtivas para o fortalecimento de exportações de cafés especiais, cachaças, açúcar, mel, entre outros. A meta é criar oportunidades de marketing para a indústria orgânica conquistar novos contratos de exportação, ampliar a oferta de alimentos orgânicos no mercado interno e promover parcerias entre os produtores nacionais.

O Mercado Internacional

O ano de 2002 revelou um crescimento de 10% nas vendas mundiais de alimentos e bebidas orgânicos, totalizando 23 bilhões de dólares. O estudo foi conduzido pela entidade Organic Monitor, consultores industriais com atuação específica neste segmento.

Pela pesquisa realizada, foi observada maior expansão na América do Norte, em especial nos EUA. O principal motivo, segundo o Organic Monitor, foi a implementação de um Programa Orgânico Nacional que contribuiu para a vasta distribuição de produtos orgânicos no varejo.

Na Europa foram verificados altos índices de crescimento na Itália e Suíça com forte demanda de consumo.

Números da edição 2003

A BioFach 2003 reuniu mais de 1.900 expositores vindos de 57 países. Isso representou um crescimento de 3% no índice de expositores, 12% em relação ao tamanho e 6% de visitantes circulando na feira.

O Brasil dobrou o número de projetos - 40 em 2003 contra 20 na edição anterior. O estande conjunto ganhou força e ocupou 250 m2, um crescimento de mais de 100%. A expectativa para 2004 é manter a participação de 2003 e avaliar a possibilidade de ampliação do estande conjunto, uma vez que a procura de produtores nacionais aumenta a cada mês.

Os Produtos Brasileiros

Conheça os produtos brasileiros que despertaram a atenção da Europa em 2003:

Cacau: Alemanha e Holanda;
Carne de porco: Portugal;
Cogumelo Agaricus: Alemanha, Portugal, França, Espanha, Romênia e Coréia;
Cosméticos fitoterápicos: Alemanha e Suíça;
Cupuaçu: Holanda;
Especiarias: Alemanha e Coréia;
Frutas secas e desidratadas: Alemanha, Suíça e França;
Mel: Alemanha, Itália, França, Austrália, Malásia, Canadá, Suíça, Bélgica e Espanha;
Palmito: Alemanha e Holanda.

Projeto Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha

Organic Brasil

Como plataforma fomentadora de negócios bilaterais, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha desenvolveu juntamente com a APEX-Brasil - Agência de Promoção das Exportações do Brasil, em parceria com o IBD - Instituto Biodinâmico e Planeta Orgânico, o Projeto Organic Brasil. Seu objetivo é promover e coordenar a presença de produtos orgânicos brasileiros na BioFach, Feira Internacional de Produtos Orgânicos, que se realizará fevereiro de 2004, em Nuremberg, na Alemanha.

A iniciativa da Câmara Brasil-Alemanha engloba alguns aspectos importantes: pesquisa de prospecção do mercado; viabilização da presença brasileira na feira; apoio logístico para efetivar esta participação; organização de encontros, visitas agendadas e rodadas de negócio e a manutenção da imagem do produto orgânico brasileiro na Alemanha.