Vendas do comércio aumentaram 13,2% no último fim de semana

23/12/2003 - 15h43

Brasília, 23/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - No último fim de semana que antecedeu o Natal, houve um crescimento de 13,2% nas vendas à vista e a prazo em todo o país em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com levantamento da Serasa, as vendas com cheques pré-datados subiram 13%, enquanto as vendas a prazo aumentaram 28,7%.

O assessor econômico da Serasa, Carlos Henrique de Almeida, avalia que o crescimento é resultado do aumento no número de promoções e do alongamento nos prazos de pagamentos feitos pelo comércio em geral.

Na opinião do técnico, neste final de ano, o maior índice de aumento nas vendas deverá ser registrado nos produtos com maior valor agregado, como os eletroeletrônicos, especialmente aparelhos de DVD, e celulares. No rol dos produtos de menor valor estão as confecções, brinquedos e CDs.

Segundo a Serasa, os agentes econômicos estão vislumbrando um 2004 bem melhor e se sentem mais confiantes em realizar suas intenções de consumo.

De acordo com Carlos Henrique, o aumento nas vendas neste final de ano também pode ser interpretado como um reflexo do comportamento do consumidor brasileiro durante todo o ano, que, na sua maioria, evitou consumir e, agora, com a chegada das festas, decidiu gastar um pouco mais justamente porque economizou para isso.

"O consumidor manteve-se cauteloso durante todo o ano, evitou assumir novas dívidas, se ausentou do consumo nas grandes datas do varejo e priorizou o pagamento das dívidas", avalia o técnico.