Brasília, 15/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Universidade de Taubaté (Unitau) prevê para 2004 a montagem no Laboratório de Robótica de um dispositivo experimental para estudo da dinâmica (ou do movimento dos corpos) de contato e visão de manipuladores robóticas para uso aeroespacial.
O projeto é desenvolvido pela Unitau em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Ita), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Institute of Robotics nad Mechatronics (DLR) e o Centro de Mecatrônica da Universidade de Hannover, estas duas últimas instituições são alemãs. Com a iniciativa, o país pretende ampliar sua participação nos programas da Estação Espacial Internacional (ISS).
O dispositivo experimental consiste de um braço robótico que será usado para validação de modelos dinâmicos. O trabalho da Unitau prevê também o desenvolvimento de ferramentas computacionais, que descreverão os algoritmos (processo de cálculo para se estipular regras para obtenção de resultado) de controle do braço robótico para uso aeroespacial, utilizando-se dos princípios da dinâmica de contato.
"A parte a ser estudada pela Unitau é um assunto novo para todos os participantes do projeto", diz o professor Álvaro Manoel de Souza Soares que junto com o professor Francisco José Grandinetti, responde pelo projeto na Unitau. Eles são do departamento de Engenharia Mecânica e já defenderam teses de doutorado sobre o assunto.
Soares esteve recentemente na Alemanha acertando as ações conjuntas no projeto. Uma delas prevê a participação dos alemães na etapa do trabalho que contempla a visão robótica. "O DLR tem adiantados estudos nessa área e, por isso, estamos solicitando a participação de pesquisadores deste instituto no projeto". O professor André Fenili, que desenvolveu trabalhos nesta campo no DLR, deve atuar na iniciativa como professor visitante do Laboratório de Robótica.
Entre as conquistas que podem ser alcançadas pelo país com o projeto está o desenvolvimento tecnológico na área de controle de estruturas flexíveis e a capacitação de profissionais nesse campo. (Ascom Unitau)