Rio, 15/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os representantes dos 22 órgãos e instituições do governo federal envolvidos no Gabinete de Gestão Integrada de Combate à Lavagem de Dinheiro se reunirão pela primeira vez amanhã, no Ministério da Justiça, em Brasília. A informação foi dada, pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, ao participar do lançamento do I Prêmio Innovare: O Judiciário do Século XXI, realizada no Palácio da Justiça.
O ministro da Justiça disse que o governo federal está procurando, com a iniciativa do Gabinete de Gestão, desenvolver a instituição de um sistema de cultura de combate á lavagem de dinheiro no país. "A lavagem de dinheiro é a causa final do crime organizado. Quando nós combatemos a lavagem de dinheiro, nós estamos combatendo o crime organizado pelo seu objetivo, pela sua finalidade". O ministro ressaltou que o governo não pretende "reinventar a roda", mas sim integrar as 22 instituições do governo federal no objetivo de combater a lavagem de dinheiro no país.
Entre as instituições que fazem parte do Gabinete de Gestão Integrada estão o próprio Ministério da Justiça, o Banco Central, a Receita e a Polícia Federal e o INSS.
"Esse é um trabalho que nunca foi feito no Brasil e ele está sendo levado a cabo a partir de diagnostico feito e que detectou que, para se combater a lavagem de dinheiro no país, é preciso articulação e coordenação, de forma unificar os métodos e se ganhar rendimento para atingir o alvo principal".