Secretários de Segurança fazem balanço do setor no país

15/12/2003 - 10h59

Rio, 15/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A implantação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) é o tema central da 5ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, que acontece no Othon Pálace Hotel, na zona sul do Rio de Janeiro. Com a participação do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e do Secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, o colégio faz um balanço da segurança pública no país.

O encontro é fechado e, na ocasião, será lançado e distribuído para os órgãos de Segurança Pública do País um software de georeferenciamento "Terra Crime" para mapear as áreas de incidência criminal. O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação da Casa Civil da Presidência da República.

A governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus, abriu o encontro defendendo uma política nacional para o combate ao narcotráfico e ao contrabando de armas, com ênfase para o reforço da segurança nos portos, aeroportos e nas fronteiras terrestres por onde entra o crime organizado no país.