Rio Grande do Sul ganha fórum permanente de exportações

15/12/2003 - 17h06

Porto Alegre, 15/12/03 – Os ministros do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, e da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Tarso Genro, participaram da instalação do Fórum Permanente de Exportação do Rio Grande do Sul (FPEX/RS), em Porto Alegre.

O ministro Tarso Genro, que fez o lançamento do Plano de Ação para o Desenvolvimento das Regiões Metropolitana e da Serra, entre o Governo do Estado e a União, disse que a idéia do programa regionalizado de estímulo às exportações é vitalizar o processo exportador do Estado. "Não há nenhuma possibilidade de saída econômica para um país como o Brasil, que não passe por um grande esforço exportador e por um processo de acumulação interna público e privado que venha desse esforço", afirmou.

Segundo ele, o esforço exportador é vital para o país se libertar da necessidade de capitais de curto prazo que, em última análise, é a ditadura do capital financeiro. Tarso Genro explicou que os setores vitivinícola, metal-mecânico e coureiro-calçadista terão prioridade no programa.

O Fórum, com 22 membros, instalado pelo governador Germano Rigotto, tem como objetivo incrementar as exportações do Estado, colocando o Rio Grande do Sul como o maior exportador no país. Rigotto, que vai presidir a entidade, lembrou que o estado é o segundo maior exportador, com 11% das vendas externas brasileira, e o primeiro em exportações per capita. "O Fórum é um momento que vai reunir o governo e todas as entidades que podem ajudar na definição de rumo para as nossas exportações", explicou.

Cerca de 20% do PIB gaúcho é formado pela produção voltada à exportação. Segundo o governador gaúcho, o Fpex irá propor alterações de alíquotas de impostos de importação e exportação e investigar práticas ilegais de comércio, além de realizar estudos sobre comércio exterior, com ênfase no impacto de medidas cambiais, monetárias e fiscais.