Paulo Teixeira é indicado para o prêmio de Ciência

15/12/2003 - 15h16

Brasília, 15/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ex-coordenador do Programa Nacional de DST/Aids e atual diretor para Aids da Organização Mundial de Saúde (OMS), Paulo Roberto Teixeira, foi indicado para o prêmio "Faz Diferença", criado este ano pelo jornal "O Globo". Ele foi escolhido pelos jornalistas da editoria de Ciência, pelo trabalho que desenvolveu no país para o enfrentamento da epidemia da Aids.

Teixeira foi o criador do primeiro programa estadual de DST/Aids, em São Paulo, logo após o registro dos três primeiros casos da doença no Brasil. Também ajudou a implantar o Programa Nacional, em 1986, vindo a coordená-lo de 2000 a 2003. O jornal destaca o seu papel fundamental para fabricação de genéricos para Aids no país. bHoje, na OMS, Teixeira está encarregado de implementar o "3 em 5", um programa que prevê o tratamento de pelo menos 3 milhões de pessoas vivendo com Aids no mundo, até 2005.

Ele concorre ao prêmio ao lado do professor de embriologia da UFRJ, Radovan Borojevic, pioneiro no tratamento de cardíacos com injeção de células-tronco, e da geneticista Mayna Zatz, da USP, pelo trabalho no tratamento de distrofia muscular.

Um dos três receberá o prêmio "Faz Diferença", cujo objetivo é destacar pessoas e instituições cujo trabalho podem contribuir para mudar o país. Os três serão selecionados por um corpo de jurados escolhido pelo jornal e também pelo voto de populares no site www.oglobo.com.br.
(Ascom DST/Aids)